Se cuide, D. Mosé!

Em menos de uma semana o deputado federal Henrique Afonso (PV) já se lançou candidato a senador e a governador.  Na avaliação de importante petista ouvido ontem, tudo não passa de balão de ensaio para conseguir apoio à reeleição. E completou: “não se admire se ele deixar de ser Pastor evangélico e se candidatar a Bispo de Cruzeiro do Sul, no lugar do Bispo D. Mosé”.

Positivo e negativo
O Henrique é um moço extremamente honesto, sem uma mácula na vida parlamentar, mas peca pela sua inconstância política, sua bussola é avariada, funciona como biruta de aeroporto.

Muito ruim
Essa sua falta de um norte é muito ruim para a sua imagem, nunca é levado a sério na FPA.

Livre para reeleição
A condenação de 3 anos pelo TSE não impedirá o deputado Walter Prado (PEN) de disputar a reeleição, o TSE negou o pedido do MPE, que pedia a condenação de 8 anos e o deixava fora.

Duplo favorecido
Foi ainda beneficiado pelo entendimento que a Lei da Ficha Limpa não vale para 2010.

Esse é o problema
Mas, a sua principal batalha ainda está para ser travada: por qual partido ele disputará a reeleição? A FPA o olha de banda, o PEN virou arapuca, e a oposição não o quer na sua aliança.

Mais palatável
O alerta da Associação dos Investidores do Telexfree, da Bahia, tem lógica matemática: o valor bloqueado não dará para ressarcir os valores integrais de quem faz parte desse investimento.

Não esperem
Os investidores não esperem outro desfecho jurídico que não seja o fim do Telexfree. E com a liberação do inquérito criminal, vai sobrar também para a cabeça do investimento, no Acre.

Decidir rápido
O que se espera é que a Juíza Thais Kallil decida no mérito o mais rápido, para acabar a agonia.

Obra necessária
A velha ponte de Brasiléia feita ainda no governo Nabor Junior será substituída por uma nova. Os recursos para a sua construção são oriundos de emendas do senador Anibal Diniz (PT).

Luta válida
Outra luta válida é essa do deputado federal Márcio Bittar (PSDB) de tentar colocar em votação e aprovar o projeto com benefícios aos Soldados da Borracha, os heróis esquecidos.

Preparar as malas
Os políticos e dirigentes do PSB ligados ao governo começam a preparar as suas malas para deixar o partido, assim que o oposicionista Fernando Melo assumir a presidência, no Acre.

Primeiras medidas
A primeira medida de Fernando Melo será o anúncio que o PSB está fora da FPA.

Pode ficar
O comando do PT acha que o deputado Manoel Moraes (PSB) e o vereador Roger (PSB) deixarão o partido, mas não apostam a mesma ficha no vereador Marcelo Juca (PSB).

Nunca contam
Marcelo Jucá, por suas posições independentes, é visto como não confiável na FPA.

Gestor moderno
É como é visto nas rodas políticas, até na oposição, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, por fiscalizar de perto todas as obras municipais e exigir qualidade no serviço.

Difícil de ser batido
Eleição é eleição. Mas, todos os indicativos são de que, Gladson Cameli (PP) será difícil de ser batido na disputa do Senado. Ainda agora faz um giro pelos municípios prestando contas.

Grande diferencial
Volto a repetir ter o deputado federal Gladson Cameli (PP), um diferencial positivo, a forte base do Juruá. Isso pesará muito numa campanha política que, tende a ser muito pegada.

Uma observação
Essa observação é minha. Muitas das ruas da primeira etapa do Ruas do Povo ficaram uma porcaria. Já nessa nova etapa, sob o comando do Felismar Mesquita, impera a qualidade.

Comparação nítida
Pude observar bem essa diferença, na última viagem que fiz à Brasiléia.

Tem que trabalhar
As mais variadas informações que me chegam do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, é de ser um rapaz “bem intencionado”, mas só que esse atributo não faz decolar a sua gestão.

O inferno está cheio
Mano tem o argumento de ter pegado a prefeitura quebrada. Só que cai por terra, por ter recebido do aliado Nilson Areal. E, diz o ditado: de bem intencionado, o inferno está cheio.

Não é pessimismo
Com a crise econômica nacional, queda de receitas internas, as bruscas quedas no repasse do FPM, não é pessimismo arriscar a previsão de que, muitos prefeitos não pagarão o 13º salário.

Criatura e criador
O deputado federal Sibá Machado (PT), contam, anda brabo com o afilhado Idésio Frank, por dois motivos: soube que ele andou falando mal dele e quer ser candidato a deputado federal.

Mal sabe
Se o Idésio soubesse que, o Sibá tem um chicote de umbigo de boi curtido, não brincava.

Pérola do interior
Sem recursos, o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbry, copiou um plano de trabalho do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, mas esqueceu de fazer as adequações. E assim, mandou e a Câmara Municipal aprovou, um projeto orçamentário que previa a recuperação de “dois cemitérios” e de “dez Postos de Saúde”. O município só tem um cemitério e um Posto de Saúde. Não agüentando a gozação, os vereadores anularam e ajeitaram. Mas, a piada ficou.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar