Governador pode acabar com Indústria das multas no Acre

O governador Tião Viana revelou ontem ao blog que vai mandar estudar a legalidade de anistiar todas as multas dos radares do DETRAN, que estão gerando um turbilhão de críticas.

Sinalização mais clara
Também deverá ordenar ao DETRAN que, onde estiverem os radares, sejam fixadas placas de sinalizações bem visíveis. A sinalização deficiente virou o alvo de reclamações dos motoristas.

Cabo eleitoral forte
Um ponto é pacífico, essa falta de uma sinalização mais ostensiva dos locais de radares, gerando multas, virou um cabo eleitoral contra o Tião Viana, na véspera de uma eleição dura.

Mais transparência
Não se trata de ser contra os radares, simplesmente, mas de evitar que não virem uma indústria de multas. Que fiquem os radares. Mas, bem sinalizados e as multas anistiadas.

Muito mais fácil
Não sei de onde tiraram o boato sem sentido. Não haverá mudança na liderança do governo. A fonte que me passou a informação não poderia ser mais credenciada. É mais fácil o deputado Werles Rocha (PSDB) ser o novo líder do governo que o deputado Luiz Tchê (PDT). Não por falta de qualificação. É qualificado o bastante. Mas, por três motivos isso não irá acontecer: a vaga não está em aberto, Tião Viana não cogita nem pensar em mudança. E, Tchê não tem afinidade com o PT e é visto com ressalva pelo governo, por tomar posições que o contrariam.

Sem obstáculos
A fonte da coluna, mais segura não poderia ser. O governador Tião Viana não vai criar obstáculos e nem tentará demover o deputado federal Henrique Afonso (PV) de disputar o Senado, em 2014. Se somará às candidaturas de Perpétua Almeida (PCdoB) e Anibal Diniz (PT).

Estratégia correta
A estratégia é correta no sentido político. Com a máquina do PT ao seu favor, mesmo com sua falta de simpatia, Anibal Diniz pode, perfeitamente, ser o mais votado ao Senado dos três.

Máquina que pesa
É bom lembrar aos céticos que, o Anibal terá a máquina do governo, a estrutura da prefeitura da Capital, os prefeitos da FPA do interior, trabalhando ativamente pela sua candidatura.

Missão difícil
Essa não será a sua missão mais dura. O outro obstáculo é mais difícil dele transpor: ganhar de Gladson Cameli (PP), que aparece sempre em todas as simulações, como o favorito ao Senado.

Posse marcada
A posse do ex-deputado federal Fernando Melo na presidência do PSB está marcada para o próximo dia 15. Está sendo trabalhada a vinda do governador Eduardo Campos para o ato.

Jogando para a platéia
Os atuais dirigentes do PSB estão jogando para a platéia, já foram informados pela direção nacional que a chance do partido ficar no mesmo palanque do PT, no Acre, em 2014, é zero.

Caminho correto
O governador Tião Viana está tomando o caminho político certo, o de não puxar mais abacaxi para seu colo. Ontem, esteve em Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia entregando várias obras.

Em qualquer cenário
Em qualquer cenário que se formar no próximo ano pela disputa do governo, numa hipótese de um segundo turno, não existe a menor possibilidade de Tião Viana ficar de fora da briga.

Fusão é o caminho
Como o blog deu em primeira mão, a Secretaria de Turismo será extinta e vai se fundir com a ASSECOM, onde funcionará como Departamento. Tudo sob o comando de Leonildo Rosas.

E-amail maldoso
E-mail recebido: “Luis Carlos, a nomeação do Pelezinho para gerir a pasta de Esportes do governo não dará certo. Não diferencia uma bola de basquete de uma bola de futebol”.

Basta se assessorar
Pode até não saber diferenciar, mas isso acaba se cercando de bons assessores da área.                            

Levado na brincadeira
O senador Sérgio Petecão (PSD) disse que viu com ironia as críticas do deputado Werles Rocha (PSDB). E explicou: “não vou responder ao Rocha, ele age a serviço do Márcio Bittar”.

Colocar na cabeça
E hora desse pessoal entender que a minha candidatura ao governo não tem volta e que esse tipo de ataque não mudará nada, vamos ver quem tem mais votos, disparou rindo Petecão.

Bem recebida
Foi bem recebida pelos donos de restaurante a criação de um espaço na EXPOACRE para a venda de verduras e legumes produzidos pelos pequenos produtores, deu uma comodidade.

Malas prontas
O vice-governador César Messias e seu grupo já estão de malas arrumadas para deixar o PSB. Assim como também Gabriel Maia, Carlos Alberto e os demais ligados ao governo estadual.

Sem influência
O fato não terá influência na candidatura de César Messias a deputado federal. Os votos que ele conseguirá em 2014, não dizem respeito a estar filiado ou não ao PSB.

Problema no colo
A mesa diretora da Assembléia Legislativa voltará aos trabalhos na próxima semana com um problema no colo para resolver: a PEC que acaba com a pensão de ex-governador

Próximos governadores
Na observação de advogados, se aprovada essa PEC, os seus efeitos só atingirão os próximos governadores. O que poderá atingir os ex-governadores de 1988 para cá, é a ADIN no STF.

Cartão de visita
Quem vai à Brasiléia fica impressionado com a portentosa obra da contenção de uma grande extensão do barranco da área do comércio, com cortinas de concreto; a retomada do programa Ruas do Povo (58 já entregues), com as obras do Hospital Geral (a ser inaugurado em Julho de 2014) e em breve, com a nova ponte sobre o rio Acre (essa uma emenda do senador Anibal Diniz). Resumindo: Tião Viana terá o que mostrar na campanha de reeleição.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar
Sair da versão mobile