Atendendo convite fui tomar um café ontem com o governador Tião Viana. O que deu para sentir na questão do Senado: ele já admite a possibilidade da FPA ter duas candidaturas a senador, a da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e a do senador Anibal Diniz (PT).
Tese embalada
O que embala essa sua tese é a possibilidade concreta da oposição ter duas candidaturas a senador, do deputado federal Gladson Cameli (PP) e a do ex-prefeito Tião Bocalon, pelo DEM.
Mandato é do PT
Aproveitei e conversei com o senador Anibal Diniz (PT) e ele me disse que, disputará a reeleição, pois, o mandato atual é do PT. Na sua visão, o PCdoB deveria apoiar a sua reeleição.
Apostando no aquecimento
Tião mostra-se entusiasmado com o reinício da “Cidade do Povo”. E dá alguns números como a economia será aquecida: “serão 16 mil portas e 16 mil janelas compradas no mercado local”.
Primeiro lote
Puxando a construção está agora a Albuquerque Engenharia, com a previsão de entrega de 3 mil casas até dezembro, com a complementação até chegar 10 mil, ficando para 2014.
Não voltes a pecar
O deputado Jonas Lima (PT) será recebido por ele [Tião] e a dedução é que, as diferenças cessarão. Uma sugestão, com o conselho: “estás perdoado Gasparzinho, e não voltes mais a pecar!”.
Fusões de secretarias
Ninguém substituirá a secretária Ilmara Rodrigues, no Turismo. A pasta será acoplada à ASSECOM. A sua saída se deu a seu pedido, já que casou e quis sair da vida pública.
Essa opinião é minha
E se o Tião Viana tivesse que escolher outro líder, jamais seria o deputado Tchê (PDT). Competência tem, mas falta-lhe afinidade com o governo e com o PT, o que a função exige.
Nomes de vice
O seu vice será do PT. Isso me pareceu ponto pacífico. Não quis entrar em detalhes sobre nomes, mas se mostrou bem acessível à possibilidade que seja uma mulher, arejando a chapa.
Chapa forte
É grande o seu otimismo com a forte chapa a deputado federal da FPA: Angelim, Edvaldo Magalhães, César Messias, Henrique Afonso, Leo, Tchê, Taumaturgo Lima, Sibá e Alan Rick.
Fim das diferenças
O governador Tião Viana e o deputado Moisés Diniz (PCdoB) tiveram uma longa conversa. Acertaram as diferenças, se afinaram, e voltou tudo como antes no quartel de Abrantes.
Mudou a comemoração
As brigas entre PCdoB e o PT sempre acabaram em forró. A última briga puxada pelo Moisés Diniz não acabou em forró, mas num cafezinho no gabinete do governador Tião Viana.
Chapa acertada
No papo saiu até o fechamento da chapa do PCdoB e o papel de cada dirigente em 2014. Moisés Diniz e Eduardo Faria disputam a reeleição e Edvaldo Magalhães a Câmara Federal.
Prego batido
Essa questão do candidato a vice do governador Tião Viana tem um ponto pacífico: será um petista. O PT, e nisso está certo, não pode passar o governo no último ano a um não petista.
Em cima da hipótese
Esse meu comentário é em cima da hipótese do governador Tião Viana se reeleger e ter que deixar o governo no último ano para disputar uma vaga do Senado em 2018.
Candidatura irreversível
Encontrei também o secretário Edvaldo Magalhães (PCdoB) e perguntei sobre o papel da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), em 2014: “candidata irreversível ao Senado”.
Ouvi, mas discordo
Outra avaliação feita pelo governador Tião Viana no papo de ontem: que se os partidos nanicos se juntarem elegem um deputado federal. Discordo e pago para ver esse filme.
Prefeitos do Vale do Acre
Outra observação do governador foi o seu otimismo com o prefeito de Assis Brasil, Dr. Betinho (PSDB), achando ele que, pelas suas atitudes demonstradas até aqui, poderá o apoiar em 2014.
Sem muita preocupação
Não demonstrou muita preocupação com os demais prefeitos do Vale do Acre. Acha que muitos dos atuais prefeitos, pela crise econômica, estarão desgastados e é melhor tê-los longe.
Gato escaldado
Tem certo sentido. Na sua eleição para governador, aonde o PT governava no Vale do Acre, ele perdeu para oposição devido ao desgaste desses gestores, o que pode ocorrer com os atuais.
Outra possibilidade
Outro ponto político que tirei da conversa de ontem quanto ao Senado foi a de que, poderá convencer César Messias disputar o Senado para rachar os votos de Gladson Cameli, no Juruá.
Pincelada real sobre 2014
O blog veio hoje com várias observações do governador Tião Viana porque foi uma oportunidade de saber o que ele, como maior eleitor da FPA, pensa sobre o momento político e as eleições de 2014. E como num papo de cafezinho se consegue colher melhor as posições de bastidores do que em uma entrevista convencional; é que, dediquei todo espaço d blog às observações acima. O que está neste espaço de hoje é uma pincelada real sobre o PT em 2014.
Por Luis Carlos Moreira Jorge