Prensa da engenhoca

A deputada Maria Antonia (PP) se prepare para uma surpresa nada agradável da direção do PP, a ser entregue pelo líder do bloco, deputado Werles Rocha (PSDB), quando do retorno do recesso parlamentar: um documento com determinação partidária para que ela assine a PEC que acaba a pensão de ex-governador e vote na matéria quando chegar no plenário. Não o fazendo será aberto processo partidário para a perda do seu mandato por infidelidade partidária. Maria Antonia só tem uma saída: deixar o PP ou cumprir.

É hora de ouvir
Sou um jornalista que conversa com a oposição, com apoiadores do governo, com pessoas sem atividade política e fazendo um somatório do que escuto acho que, o governador Tião Viana precisa urgente dar uma reciclada em muitos que o cercam. A cada dia é uma trapalhada política atrás da outra. E acaba refletindo diretamente na sua imagem. É bom se preocupar!.

Bajular não é ajudar
Algum assessor pode chegar com o Tião e dizer que está tudo bem politicamente, às mil maravilhas, mas não se engane: é a cota de puxa-saco de todo governo. É hora de refletir!

Estrada da ficção
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) diz que, percorreu a 364 de Assis Brasil à Porto Valter e viu o povo clamando mudança. Detalhe: em Porto Valter só se vai de avião ou barco.

Esfera de quadrilha
Pelo que deu de deduzir da declaração do coordenador do Telexfree, no Acre, Shawke Lira, o caso passou das esferas policial e judicial e entrou agora para a esfera da ação de quadrilhas.

Acabar em cadeia
Quem está fraudando o bloqueio judicial através de hackers na cidade de Cobija será rastreado e descoberto e pode acabar na cadeia. E aí nem mel e nem cabaça. Isso vai dar um problemão!

Interesse nos votos
A parte cômica vem sendo a batalha travada entre deputados para ver quem aparece mais na mídia como aliado preferencial dos investidores do Telexfree, de olho nos votos em 2014.

Tapinha não resolve
O PT está sem um líder em Cruzeiro do Sul. As estrelas atuais na região estão apagadas. O Marcelo Siqueira, um jovem, que poderia ser trabalhado, recebe apenas tapinhas nas costas.

Pau de novo
E se não começarem a trabalhar e dar condições de fazer política aos jovens, teimarem nos velhos nomes cansados, vão levar outra lapada nas urnas para prefeito de Cruzeiro em 2016.

 Mudar o disco
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) precisa mudar o disco no retorno do recesso. Quem o ouve e não o conhece fica com a sensação que o Acre foi destruído por um terremoto, nada presta.

Também tem avanços
A Saúde tem problemas de gestão, claro que tem, mas não há como negar que, nos últimos anos, com a FPA, aconteceram mais avanços significativos nessa área do que retrocessos.

 Falando de oposição
 Fui um almoço em Cruzeiro do Sul com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade local. Ouvi e anotei: “como confiar para o governo numa oposição que nem se entende?”.

Não estão errados
E não estão errados nos comentários e no temor. Numa oposição com dois candidatos ao governo, dois a senador, é um coordenador geral como o Aldemir Lopes, é de descrer mesmo.

Pode vir eleito
Na última eleição ficou como primeiro suplente do PP. Em 2014, não vou me admirar se o Nicolau Junior, com boa penetração na juventude, vier eleito do Juruá para a Aleac.

Estava demorando!
Lá pelas bandas de Epitaciolândia pelo menos quatro membros da família Hassem já andam ensaiando ser candidato a deputado. Eu sabia que essa propalada união não dobrava a curva.

Só acontece um
Milagre já aconteceu quando o prefeito André Hassem (PSDB) uniu a família na sua eleição. Unir os Hassem em 2014, nem chamando Pai de Santo para fazer despacho na encruzilhada.

“Pau seco”
Aliados do deputado federal Márcio Bittar (PSDB) explicam porque não se reaproximam do Tião Bocalon: “o Bocalon é o chamado pau seco, costuma cair e derrubar quem está em volta”.

Muito comentada
Está sendo muito comentada nos meios políticos a operação envolvendo a transferência de um Posto de Gasolina lá pelas bandas da Sobral, envolvendo duas altas figuras públicas.

Parte cedo
O apresentador da TV-GAZETA, Alan Rick, não está dormindo sobre sua candidatura a deputado federal. Tenho ouvido sobre suas andanças. Está certo, quem é coxo parte cedo.

Curió em muda
O deputado federal Gladson Cameli (PP) está igual curió em muda; calado, quando se trata da anunciada candidatura do Tião Bocalon a senador. Mas, ele falará no momento propício.

Fez a cabeça
É bom não esperar um recuo do Tião Bocalon, que deve mesmo se filiar ao DEM. Seu guru Normando Sales já conseguiu fazer a sua cabeça que ganhará a eleição para o Senado.

A verba é que manda
A eleição do próximo ano tende ser com as regras atuais, ou seja, valendo mais a verba do que o verbo. A reforma eleitoral mais uma vez sofreu o tal de “embargo de gaveta” no Congresso.

Fato concreto
Se a oposição entrar na disputa da vaga do Senado com dois candidatos, volto a repetir: a candidatura do senador Anibal Diniz (PT) sai da UTI e passa a entrar no páreo com a divisão.

Lógica dos votos
O PT passa a ser o grande beneficiário da burrice da oposição, pois, em qualquer hipótese, por ter a máquina na mão, uma estrutura de campanha, chegará ao patamar de 30% dos votos.

Importância fundamental
Nos dias que passei em Cruzeiro do Sul fui aos dois maiores supermercados da cidade e vi nas prateleiras, verduras, legumes, mercadorias variadas, diferente de três anos, quando se encontrava (e quando se encontrava!) um quilo de mirrados tomates a R$ 9 o quilo. Cebola, cenoura, beterraba também caros e raros. A dedução é que a conclusão da BR-364 pelo Tião Viana, mesmo com problemas, rodando de inverno a verão, sacudiu a economia do Juruá.      

Por Luis Carlos Moreira Jorge                                     

Compartilhar