DIA DO COMERCIANTE – 16 DE JULHO
“Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar, que ali houve um dia uma decisão corajosa”.
(Peter Drucker)
Comemora-se hoje o dia do comerciante, profissão considerada uma das mais antigas do mundo, os povos antigos mesmo antes de existir as moedas, já trocavam mercadorias. As principais cidades da antiguidade se desenvolveram graças ao comércio. No mundo moderno várias profissões surgiram para ajudar as vendas, um belo exemplo são os publicitários que chegaram para auxiliar os comerciantes na arte de vender.
Em 26 de outubro de 1953, o então Presidente do Senado, Joás Café Filho institui a data de 16 de Julho, dia do nascimento de José da Silva Lisboa – Visconde de CAYRU – uma figura histórica do Brasil colônia e reconhecido por sua visão econômica e por ter exercido grande influência junto ao Príncipe Regente Português D. João VI, para que fossem abertos os Portos Brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808.
Desde os mascates passando pelos comerciantes sem portas e endereços, grandes e pequenos, hoje chegamos aos grandes grupos econômicos que são responsáveis por 50,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Empregando mais de 25 milhões de pessoas.
Comerciantes não são somente aqueles que compras e vendes mercadorias, são milhares de pessoas física e jurídica que se vêem envolvidas diariamente em transações mercantis. É a eles, que se deve a diminuição das barreiras alfandegárias, além dos grandes desenvolvimentos das telecomunicações e dos transportes.
Para se ter uma ideia da grandeza e da importância do comerciante, é que segundo o último dado da Conferência das Nações Unidas para o comércio e desenvolvimento (UNCTAD) o total de dinheiro arrecadado pelos comerciantes foi de 5,61 trilhões de dólares .
No Acre não é diferente, foram eles que aqui chegaram através dos imigrantes, Árabes, Libaneses e dos bravos Nordestinos no inicio do século passado e que deram inicio os desenvolvimentos do nosso Estado. São os comerciantes, os responsáveis por mais de 60% dos impostos sobre circulação de mercadorias e serviços e empregam 68% da mão de obra.
A Associação Comercial do Acre (ACISA) nesta data comemorativa vem prestar essa pequena homenagem e reconhecer o quanto é difícil o dia a dia destes corajosos empreendedores que todo dia são obrigados a enfrentar todas as adversidades neste mercado de muitas dificuldades e que muitas vezes não são reconhecidos e compreendidos.
PARABÉNS VOCÊ QUE É COMERCIANTE.
JURILANDE ARAGÃO SILVA
Presidente da ACISA