CAU diz que não foi ouvido para aprovação de loteamentos fechados e condomínio horizontais

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com

Mesmo com protestos de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei 57 que dispõe sobre a implantação de loteamentos fechados, de condomínios horizontais e de lotes em Rio Branco. A presidente do Conselho, Edfa Viviane, disse que a questão levantada pelo CAU “é para levar o debate ao campo macro, contribuir para melhorias”.

O conselho requereu através de documento a suspensão da votação da lei colodada na ordem do dia de hoje (16) na Câmara Municipal, para que os arquitetos pudessem estudar o referido projeto e verificar as modificações necessárias para o mesmo tenha a adequação à realidade da cidade de Rio Branco.

Segundo o presidente da Mesa Diretora, vereador Roger Correia (PSB), por se tratar de uma proposta enviada em caráter de urgência e urgentíssima, a proposta não poderia regimentalmente ser retirada da pauta. Colocado em votação a lei foi aprovada por unanimidade.

“A criação de condomínios fechados de áreas muito grandes vai provocar intervenções profundas no município de Rio Branco”, disse Edfa Viviane.

Nenhuma garantia de alteração através de emendas ao projeto foi dada pela Mesa Diretora. Para Jurilande Aragão, proprietário de uma Imobiliária no Acre, a Lei vai incentivar vários empreendimentos que estavam no papel e que agora podem ser viabilizados de forma legalizada a partir da criação da nova lei.

Compartilhar
Sair da versão mobile