Católicos celebrarão Corpus Christi com missa e procissão na quinta

Nesta quinta-feira, 30, a Igreja Católica vai celebrar a Solenidade de Corpus Christi. O objetivo é celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

A Missa de Corpus Christi será às 17:00 horas, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez. Em seguida, vai acontecer a procissão pelas ruas do Centro de Rio Branco.

O tradicional tapete vai medir mais de 100 metros, começando na Avenida Brasil até a porta central da Catedral.

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi remonta ao século XI. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, em 1264, através da Bula “Transiturus de hoc mundo” estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), também ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Compartilhar