Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
O ex-prefeito Raimundo Angelim, do PT, voltou à bancada do apresentador Alan Rick, no programa Gazeta Entrevista e durante três generosos blocos, prestou contas de seu novo emprego no governo do Acre e anunciou sua pré-candidatura a deputado federal. “Meu candidato a senador é o Anibal Diniz, detentor do mandato”, disse.
No primeiro bloco de entrevista, Angelim falou do cargo estratégico que ganhou do governador Sebastião Viana, como assessor técnico das 22 prefeituras do Estado – citando a crise enfrentada pelos gestores – e do desafio dos prefeitos de aumentar a receita própria. Segundo Angelim, as prefeituras perderam em média este ano, 40% dos repasses deFPM.
“Tudo em decorrência da desoneração que o governo federal está fazendo que impacta diretamente aos municípios do estado, principalmente os que dependem do FPM”, disse.
Embora como assessor técnico das prefeituras Raimundo Angelim tenha andado pouco no interior do estado, ele receitou a compensação como saída para a crise e criticou a presidente Dilma Rousseff por não repor perdas para estados e municípios.
“É necessário que urgentemente o governo federal use a compensação ou reposição, os municípios não podem é ficar do jeito que estão”, comentou.
Angelim esclareceu que as dez creches anunciadas pelo prefeito Marcus Viana foram projetadas em sua gestão, faltando apenas à contrapartida para a execução dos projetos.
No segundo bloco, sem citar nomes, Angelim falou de sua esperança na safra de novos prefeitos, afirmando que nos encontros com gestores e comunidades, pede para que todos desçam do palanque e se unam em defesa da comunidade.
“Esses municípios nunca vão se desenvolver se depender apenas do prefeito”, acrescentou.
O petista rasgou elogios ao prefeito Carlinhos Portela, da cidade de Porto Acre e ao prefeito Mano Rufino, de Sena Madureira. Este último, chamou de “muito bem intencionado”. Com relação a Carlinhos, do PSDB, Angelim disse que ele “é sério e muito honesto”.
Ficou para o último bloco o anuncio de Angelim com relação ao seu futuro político. O ex-prefeito disse que a maior lição é a de servir as pessoas. Ele falou das imagens que rever e mesmo sem discutir sem o partido e a Frente Popular garantiu que vai concorrer a um cargo em 2014.
“Eu estou pleiteando uma vaga para deputado federal. Se o meu partido disser não e falar que me quer como militante, vou atender da mesma forma”, concluiu.
com três generosos blocos em que falou de seu novo emprego e anunciou sua pré