Rose Farias
O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, divulga a lista dos projetos aprovados no edital “Cultura e Comunidade”, na modalidade de incentivo direto do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Precult). Dos 293 projetos apresentados, 111 foram contemplados, sendo 62 distribuídos pelos municípios do estado e 49 na capital. Os dados apontam que com a implementação do Precult o número de projetos contemplados aumentou de forma significativa.
A Comissão Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Cefic), composta igualitariamente pela sociedade civil e poder público, fez a avaliação dos projetos no prazo estipulado pelo edital. Com investimento de R$ 1 milhão, recurso do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio do Precult, os projetos contemplam a produção, circulação, formação, leitura, memória, difusão, conservação, criação e eventos.
Para Francis Mary Alvez, presidente da FEM, o edital foi norteado pelo Programa Cultura e Comunidade, que atua a partir de demandas apontadas nos diálogos com a sociedade civil. “A ideia com esse incentivo é de estimular os fazedores de cultura a realizarem suas produções artísticas, promovendo a diversidade cultural e ampliando o acesso a bens e serviços culturais. Os projetos têm qualidade, são merecedores de investimentos, além disso, oferecem alternativas para o acesso das comunidades às linguagens artístico-culturais”, explicou Francis Mary.
Ela destaca ainda outro fator importante: “os projetos mobilizam empregos diretos e indiretos, como um instrumento propulsor da economia e das atividades produtoras e de crescimento humano”.
A liberação dos recursos poderá ser feita em parcelas, desde que previsto no projeto e no termo de compromisso, e eles deverão ser realizados em até um ano, de acordo com o cronograma de execução, a partir da liberação do dinheiro.
Vejam a lista dos projetos aprovados: