A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) embarcou na noite desta quarta- feira, 3, em missão oficial de dois dias da Câmara dos Deputados, para a cidade de La Paz, na Bolívia, para tratar da situação dos mais de 17 mil brasileiros, sendo seis mil acreanos, que estudam hoje em intuições de ensino boliviana. O objetivo da viagem é discutir com parlamentares e autoridades ações para melhorar a estrutura das universidades bolivianas e agilizar o processo de concessão de vistos para estudantes brasileiros.
Perpétua Almeida articulou uma reunião com representantes dos estudantes brasileiros que vivem na Bolívia, autoridades e parlamentares brasileiros e bolivianos. Os estudantes reclamam de maus-tratos dispensados, principalmente por policiais, dificuldades na retirada de vistos e os altos preços cobrados na emissão de diplomas de conclusão de curso de graduação de Medicina, especialmente.
No último dia 06 de março, Perpétua Almeida viajou à La Paz, em missão oficial com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para participar discutir o combate ao tráfico de drogas nas fronteiras e a situação dos estudantes brasileiros. Está previsto, ainda, a ida de parlamentares à cidade boliviana de Oruro para acompanhar a situação dos 12 torcedores presos. No total, nove parlamentares compõem a Comitiva.