Governo realiza cirurgia de garganta em sistema de mutirão

O governo do Estado realiza neste sábado, 30, no Hospital Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, cirurgia de garganta em sistema de mutirão. As intervenções estão marcadas para começar às 8h e terminar às 14h30. A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, estará presente no local acompanhando o procedimento.

Três pacientes que residem em Senador Guiomard e que aguardavam na fila para fazer a cirurgia de amigdalite de repetição passarão pelo procedimento que será realizado por uma equipe coordenada pelo otorrinolaringologista Junior Santiago. “O melhor motivo de realizar a cirurgia no município é a comodidade do paciente. O pós-operatório vai ser feito em casa, perto do seio familiar”

Suely diz que o mutirão de sábado servirá  como experiência, pois o objetivo é a atender a demanda reprimida por este tipo de atendimento. O Hospital Ary Rodrigues tem todo suporte e estrutura para realizar as cirurgias, pois funciona como uma extensão do Hospital das Clínicas, outros mutirões como de laqueadura, hérnia e vesícula já são realizados naquela unidade.

“O governador Tião Viana equipou o Hospital Ary Rodrigues para dar suporte ao Hospital das Clínicas e diminuir o tempo de esperar por alguns tipos de cirurgias, principalmente as menos complexas, como é o caso das cirurgias de garganta. Garantir resolutividade nos serviços de saúde é um compromisso do governo com a população do nosso Estado”, garante a secretária.

Em Rio Branco, as cirurgias de garganta são realizadas no Hospital das Clínicas, que atende os encaminhamentos de todos os municípios do estado. Cerca de 200 pessoas esperam pelo procedimento. Em média são realizadas seis cirurgias por semana, e a finalidade é aumentar esse número durante os mutirões, garantindo saúde e qualidade de vida aos que utilizam o sistema público de saúde.

De acordo com Santiago, a amigdalite é responsável por inflamações de garganta de repetição. A criança, por exemplo, fica acamada, tem febre e sente dificuldade para se alimentar. Além disso, o paciente faz uso de antibióticos incontáveis vezes por ano, passa muito tempo doente e pode ter dificuldade de ganhar peso.

Ele diz ainda que a indicação de cirurgia nas amidalites de repetição é de cinco amidalites por ano, se não operar pode ocasionar vários problemas de saúde, um deles é o de coração. Os três pacientes que serão cirurgiados neste sábado não obtiveram sucesso com o tratamento clínico.

“Sinto uma sensação muito boa quando vejo a felicidade do paciente, a satisfação em ter seu problema de saúde resolvido. Apesar de ser filho da terra, faz um ano que retornei ao Acre. Agradeço ao governador Tião Viana o que está fazendo para melhorar a qualidade da saúde pública no Acre”, finaliza Junior.

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)

Compartilhar
Sair da versão mobile