Governo federal vai adiar aumento da alíquota do Imposto sobre produtos industrializados

O governo federal deve adiar o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, previsto para subir no dia 1º de abril. De acordo com O Estado de S. Paulo, a equipe econômica pode, até, congelar as alíquotas no patamar atual por tempo indeterminado.

Pelo cronograma divulgado em dezembro, estavam previstos três aumentos do tributo. O reajuste de janeiro se confirmou. O imposto deveria subir novamente em abril e julho. A informação de que o imposto não subiria em abril foi publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O anúncio da prorrogação deve ser feito na segunda-feira (01/04) pelo Ministério da Fazenda. O fraco desempenho das vendas no primeiro trimestre de 2013 fez o governo rever a decisão de aumentar gradualmente o tributo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se reuniram na quinta-feira (28) para avaliar a situação do setor neste início de ano.

Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu o IPI dos veículos flex de até 1.000 cilindradas de 7% para zero. Em 1º de janeiro de 2013, a alíquota dessa categoria subiu para 2% e deveria subir para 3,5% a partir de segunda-feira (01/04), voltando aos 7% originais em 1º de julho, segundo cronograma divulgado pelo governo no final do ano passado.

Compartilhar
Sair da versão mobile