Facat realizA projeto de promoção do atletismo no Acre

A Federação Acreana de Atletismo- FACAt tem a difícil tarefa de definir um programa de Promoção do Atletismo que abranja de igual forma o conjunto das Associações de Atletismo e as Pistas de Atletismo existentes no Município de Rio Branco e Estado do Acre. Portanto, nem faria muito sentido haver um programa nacional uniforme (CBAt-Confederação Brasileira de Atletismo), sendo que o país é tão assimétrico e diferente.

No entanto, a diretoria da FACAt afirma que é possível elaborar um conjunto de iniciativas que podem (e devem) ser desenvolvidas em muitas delas. A instituição sabe da enorme dificuldade que muitas Associações e muitos Municípios têm, por vezes, em realizar iniciativas “diferentes”, ou em realizar iniciativas de uma forma sistemática, por um conjunto de condicionamentos. No entanto, esta constatação não será impeditiva de as sugerir, ficando a expectativa de que não tenha sido um trabalho em vão e seja útil a alguém.

Este Projeto de Promoção do Atletismo, chamado Programa/Projeto Atletismo Escolar, será um passo decisivo para que a modalidade enverede por um percurso com um sucesso ainda maior, num futuro não muito distante.

Um investimento de várias dezenas de milhares de Reais não terá o devido retorno se as pistas não tiverem uma utilização intensa, devidamente enquadrada e contextualizada num objetivo amplo de desenvolvimento do atletismo local, regional e nacional. Os organizadores do Programa sabem que não será muito fácil “levar” crianças e jovens para a Pista, se a modalidade não for apresentada anteriormente, noutros momentos, espaços e locais.

Além de outros objetivos a indicar posteriormente, há dois que devem contribuir de uma forma convergente para um desenvolvimento sustentado do atletismo: o alargamento da prática e a melhoria dessa prática. A modalidade mais social dos esportes!

 

Compartilhar