Palestras preventivas sobre uso indevido de drogas, aconselhamentos em saúde, ações de cidadania e socioambientais, apresentações artísticas, oficinas, oportunidades de capacitação profissional, serviços sociais, dentre outras atividades integram a programação do Dia do Bem Jovem, evento que será realizado no dia 23 de março (sábado), de 8 às 15h, em diversas cidades brasileiras, por voluntários das Unidades Beneficentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) em parceria com diversos Órgãos Governamentais e Não Governamentais.
Instituição reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 22 de julho de 1999, a União do Vegetal-UDV é uma religião de origem amazônica, de fundamentação cristã reencarnacionista, presente em todas as unidades de Federação e também no exterior (Estados Unidos e Europa).
Nesse ano, o Dia do Bem Jovem estará sendo realizado simultaneamente no Estado em 5 cidades: na Capital, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro. Em Rio Branco, o evento acontecerá no Núcleo João Lango Moura, a partir das 8 horas, com entrada franca e atividades gratuitas.
Entre as ações previstas estão atendimento odontológico, vacinas, testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, cortes de cabelo, educação e segurança no trânsito, aferição de pressão arterial, exame glicêmico, atendimento médico, atendimento homeopático com florais, apresentações recreativas, coleta de sangue, teste vocacional, palestra sobre Meio Ambiente, distribuição de mudas de plantas, recreação, orientação sobre o uso do cartão de vale transporte estudantil e serviços de cidadania como emissão do título de eleitor.
Para essa terceira edição, a equipe de trabalho voluntário aguarda a efetiva participação da comunidade com muita alegria, segundo anuncia o diretor de Beneficência da UDV, Márcio Verbisck. “Eventos como o Dia do Bem Jovem, além de promoverem ações sócio educativas nas comunidades atendidas, fortalecem mais a relação da UDV com a sociedade civil, graças a um trabalho que já vem sendo realizado há quase 52 anos. Refletem também, de forma simples e efetiva, um dos princípios que rege a UDV, que é ‘fazer o bem sem olhar a quem’”, afirma.
São parceiros do Dia do Bem Jovem a Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Adjunta da Juventude, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, Senac-Acre, Detran-Acre, Hemoacre, Vitória Régia, Unimed-Acre, Justiça Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral do Acre, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES-Acre), Escola Estadual Glória Perez, TV Acre, Rádio 98.1 e Fundação Aldeia de Comunicação.
Mais de 50 anos de boas ações
O Dia do Bem foi integrado desde 2011 ao calendário anual da instituição, fundada em 1961, em Porto Velho (RO), pelo seringueiro José Gabriel da Costa. Essa ação foi realizada inicialmente pelas unidades beneficentes da UDV em Macapá (AP) e Santarém (PA).
Segundo dados históricos do Centro, as ações sociais fazem parte da UDV desde a sua origem. À medida que a instituição cresceu, o trabalho filantrópico ganhou maior porte e notoriedade, com diversos serviços à comunidade, como atendimentos médicos, capacitação, alfabetização de jovens e adultos, campanhas do agasalho, atendimento a saúde, entre outros.
O foco principal do trabalho social da UDV é, na atualidade, a alfabetização de jovens e adultos, feita com a utilização do software livre Luz do Saber, desenvolvido por iniciativa da União do Vegetal em parceria com programas do Governo Federal e do Estado do Ceará. O software está disponível no site http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br.
Os internautas poderão acompanhar as atividades nas diversas cidades onde acontece o Dia do Bem Jovem através de página no Facebook (Dia do Bem Jovem – UDV – http://goo.gl/g06NX) e também no Twitter (@diadobem_) e blog da UDV. Por lá, os voluntários da UDV publicarão programação, notas, vídeos e fotos do evento.