Contexto nacional

É de expectativa o clima regional no PSB, ante a possibilidade do senador Sérgio Petecão (PEN) assumir o partido e o tirar da FPA. A preocupação é por toda cúpula do PSB estar alojada em secretarias, diretorias, e outro cargos de confiança no governo. Essa iniciativa do Petecão está vinculada a um fato: se o governador Eduardo Campos disputar a presidência da República.

Palanque no Acre
Se confirmada a candidatura do governador pernambucano, Eduardo Campos, manda-chuva nacional do PSB, o Petecão assume o partido no Acre, sem esse fato não creio no seu sucesso.

Colo dos prefeitos
O governo vai concluir esse ano a última etapa do programa “Ruas do Povo”, cobrindo todos os municípios. Agora é que vem o espinho: a conservação das ruas ficará a cargo dos prefeitos.

Nada mais justo
O governo fez tudo de graça, as empresas que construíram as obras pagaram impostos às prefeituras, é justo que os prefeitos entrem com a conservação, são os gestores da cidade.

Melhor se aposentar
Alguns prefeitos estão acusando o governo de colocar um abacaxi nos seus colos. Ora seu Zé, se um prefeito não tem competência para tapar buracos de ruas, melhor é se aposentar.

Orelha ardendo
A orelha do diretor do DEPASA, Gildo César, deve ter ardido na última quinta-feira. Numa roda de quatro deputados da FPA, todos os acusavam de usar o cargo para aliciar cabos-eleitorais.

Sempre com reserva
A experiência me ensinou pesar e medir críticas vindas de políticos, por sempre envolver interesses feridos. É o caso em tela. Daria mais credibilidade se essa crítica fosse feita na tribuna.

Fato gerador
Essas estocadas começaram quando se revelou ser o Gildo candidato a deputado estadual.

Quem melhor
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) é da bancada federal quem melhor usa e aparece na mídia. Não por ser uma Bruna Lombardi, mas por criar fatos interessantes.

Bem perto
Outro que usa bem a mídia e sempre está em pauta é o deputado federal Gladson Cameli (PP), os demais deputados federais do Acre são fraquinhos no quesito divulgação dos mandatos.

Denúncias embasadas
O deputado Chagas Romão (PMDB) é respeitado por todos na Aleac. Mesmo não tendo a eloqüência do tribuno romano Cícero, no seu discurso simples só faz denúncias fundadas.

Não é radical
Chagas não arreda um milímetro do seu papel de oposição, mas não se furta em votar a favor de projetos do governo quando acha que serão positivos, é um exemplo como oposicionista.

O pote de ouro
É crescente a corrente na oposição de que o desembargador Arquelau Castro é o elo de união ideal para juntar todas as forças, como candidato ao governo ou ao Senado, no próximo ano.

Discussão que avança
A discussão avança entre os dirigentes que acham que, a oposição tem de sair da mesmice dos nomes e que Arquelau Castro daria credibilidade à oposição com uma candidatura majoritária.

Presidência, às ordens!
Numa dessas conversas o senador Sérgio Petecão disse que renunciaria á presidência do PSD para tê-lo na presidência. Arquelau é citado na oposição como “Joaquim Barbosa mais claro”.

Alusão à credibilidade
É uma alusão à popularidade que tem o ministro do STF, Joaquim Barbosa, no Brasil.

É com ele
Arquelau, diz quem é mais próximo dele, tem como meta entrar na política. Agora, se é por esse caminho a palavra fica com ele. Mas que será pajeado pela oposição, isso é realidade.

Assumir o ex
Aliado do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, ligou para dizer que, não existe “rompimento” com o ex-prefeito Nilson Areal, mas que esse tem de entender que é “ex”.

No popular
No popular isso significa que o Nilson Areal pare de querer dar pitaco na prefeitura.

Mar de água
Pela foto que me chegou via-email não há mais como o prefeito Marcus Alexandre se omitir, com uma chuva forte as ruas dos conjuntos Cabreúva e Rosa Linda viram igarapés.

Dar um jeito
Chamar os construtores á responsabilidade, fazer obras para o fato não se repetir, enfim, o prefeito Marcus Alexandre tem que agir, aquilo virou com razão bandeira diária da oposição.

TelexFree
Não existe na face da terra um exemplo de pirâmide que não desabou e causou milhões de prejuízos aos participantes. O telexFree, que virou uma febre no Acre, também é pirâmide.

Cabe em bicicleta
Os torcedores do Internacional de Porto Alegre têm apenas três torcedores, no Acre: deputado Luiz Tchê (PDT), Oly Duarte e o vice-prefeito Márcio Batista. Dá para ir ao Arena numa bicicleta.

Uma vantagem
Preparam um churrasco para “comemorar a vitória do Inter contra o Rio Branco”. Levam uma vantagem, o custo baixo: com uma picanha dá para servir toda a torcida que ainda sobra.

Não acredito
Seria uma senhora obra de engenharia política se vier a acontecer. O desembargador Arquelau de Castro Melo é um senhor nome no quesito credibilidade. Mas pelo que conheço da oposição não acredito (conheço bem seus dirigentes) que o colocarão como candidato único ao governo ou ao Senado. Os egos são inflados demais para abdicarem de interesses pessoais.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar
Sair da versão mobile