Luciano Tavares – da redação de ac24horas
Primeiro o então senador Sebastião Viana, (2005/2006 e 2007/2008); depois Aníbal Diniz (entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013); e agora o senador Jorge Viana ocupa o cargo de vice-presidente do Senado pelos próximos dois anos. O PT está em festa pelo destaque das estrelas petistas no cenário nacional.
Na manhã desta sexta-feira, 08, as principais lideranças políticas da Frente Popular do Acre se reuniram no plenário da Assembleia Legislativa para reconhecer os quatro meses do senador Aníbal Diniz, na vice-presidência do Senado, e festejar a eleição do senador Jorge Viana para o mesmo cargo, que ocupará pelos próximo dois anos.
Um evento que num primeiro momento seria realizado no espaço do auditório do legislativo acabou sendo transferido para o plenário da Casa, por causa do grande número pessoas.
Homenageado do dia, o senador Jorge Viana falou durante 40 minutos, de sua infância e carreira política, começando como candidato a governador em 1990, quando foi derrotado no segundo turno por Edmundo Pinto.
Viana explanou um pouco sua vida como governador do Acre, citando entre os muitos membros de sua equipe o ex-secretário de planejamento Gilberto Siqueira, com quem segundo ele “aprendeu algumas coisas sobre projeto e gestão”.
Para ele, a Helibrás, empresa da qual se tornou presidente do Conselho Administrativo depois que saiu do governo do Acre em 2006, serviu de “experiência e para melhorar sua vida financeira”.
O Senado para Jorge Viana, eleito em 2010, tornou-se uma nova experiência, apesar de ser no âmbito da política. “Quando eu cheguei lá eu ouvi o Sarney dizer a um amigo meu, que perguntou a ele como devia se portar, já que estava em inicio de mandato. O Sarney disse a ele: meu filho fica uns quatro meses aí só sentado e ouvindo. Eu tomei aquele conselho para mim”, disse.
Hoje, dois anos após, como vice-presidente da Casa, Viana tem como sua principal bandeira a votação da Reforma Política.
“É um espaço importante que o Acre conquista no cenário nacional. Que foi conquistado com o Tião, com a Marina e agora com o Aníbal e comigo, e tem também o Petecão que está fazendo o seu trabalho”, disse ao citar seu opositor, o senador Sérgio Petecão.
O senador Aníbal Diniz que também teve seu trabalho reconhecido pelos petistas durante a solenidade lembrou que apesar da “pequena densidade eleitoral do Acre em nível nacional, o estado tem grande representação tanto na Câmara, com o deputado federal Márcio Bittar, como secretário, e no Senado com Jorge Viana, na vice-presidência”.
Da solenidade em homenagem aos senadores petistas participaram o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o ex-prefeito Angelim, deputados estaduais da base aliada, filiados do PT e de outros partidos da Frente Popular e secretários de governo.