Antes de embarcar para Brasília, onde participará de um congresso e fará visitas aos ministérios em busca de recursos, o novo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) concedeu entrevista à imprensa e fez uma avaliação de seu primeiro mês de administração à frente da terceira maior cidade do Acre.
Rufino disse que tem procurado juntamente com o seu vice, professor Hermano (PCdoB) e equipe ‘arrumar’ a casa e colocar em prática o que foi listado no planejamento estratégico dos 100 primeiros dias de governo. O prefeito destacou que nesse primeiro mês buscou resolver ou pelo menos amenizar as questões emergenciais do município com ênfase para a infraestrutura, limpeza nos bairros, compra de medicamentos para abastecer as unidades de saúde, pagamento dos servidores municipais, entre outros.
“Operação inverno”
Uma das ações desencadeadas em janeiro pela prefeitura municipal, por meio da secretaria de obras, foi a “operação inverno”. Ao assumir a administração, Mano Rufino procurou visitar os bairros, onde constatou a viva-voz a dura realidade dos moradores, agravada ainda mais neste período chuvoso.
Através da “operação inverno” já foram recuperados trechos no bairro Segundo Distrito, Rua Siqueira Campos, Rua Virgulino de Alencar, próximo à escola municipal Messias Rodrigues e atualmente a equipe trabalha na estrada Bom Sucesso, um dos trechos mais caóticos de Sena Madureira. “Iniciamos um serviço paliativo, mas já começamos a lutar por recursos para quando o verão chegar refazermos algumas dessas ruas”, mencionou.
Limpeza nos bairros
Outra intervenção destacada diz respeito à limpeza pública nos bairros. Serviço de capina, retirada de entulhos, coleta do lixo domiciliar, desobstrução de valas e roçagem das ruas estão acontecendo a todo vapor.
O prefeito reconhece que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), ainda necessita de um aparelhamento maior. “Mesmo assim, não podemos parar os serviços essenciais para a cidade. A limpeza pública é uma de nossas prioridades. Nossa luta será equipar melhor os nossos trabalhadores. A limpeza, no entanto, não depende somente da prefeitura. Os moradores também devem colaborar”, discorreu.
Compra de medicamentos e saúde itinerante na zona rural
Na área da saúde, o prefeito salienta a compra de medicamentos básicos que já estão sendo distribuídos aos moradores. Foram descarregados em Sena Madureira recentemente 32 itens de remédios, incluindo os que são usados por pacientes hipertensos e diabéticos. A compra foi na ordem de 75 mil reais que dará para suprir a demanda da população por pelo menos 45 dias.
A prefeitura providenciou também, por meio de uma equipe técnica, o conserto de alguns equipamentos dos centros odontológicos das unidades. “Além disso, estamos nos preparando para iniciar o programa saúde itinerante na zona rural. iremos garantir o atendimento nas comunidades do interior a começar pelo rio Iaco”, frisou.
Matriculas nas escolas e merenda
Rufino ateve-se ainda a questão das matrículas nas escolas da rede municipal que já foram iniciadas. O ano letivo está previsto para começar no dia 18 do próximo mês.
Perguntado sobre a questão da merenda escolar, o prefeito respondeu que a meta da administração não é somente manter as dispensas das escolas abastecidas, mas também garantir a qualidade do que será servido para os estudantes. “Com certeza a merenda escolar é prioridade. O recurso será aplicado devidamente, ressalvando que queremos uma merenda de qualidade para os alunos”, destacou.
Pagamento do funcionalismo municipal
Em meio à crise financeira que atinge os municípios, uma das grandes preocupações da prefeitura nesse inicio de administração direcionou-se ao pagamento dos servidores municipais. Mas essa questão foi superada na sexta-feira (25) quando começou a ser liberado o dinheiro dos servidores efetivos e parte do pagamento dos provisórios.
Mano Rufino falou que até o dia 30, todos os provisórios irão receber seus salários. “Esse mês, por conta de diversas situações não deu pra pagar todos na mesma data. No entanto, nossa equipe trabalha para que a partir de fevereiro, no dia que o prefeito receber seu salário o gari também deve receber. Trata-se de uma questão de respeito ao trabalhador”, pontuou.
Atendimento ao público
Além de visitar os bairros de Sena Madureira, Mano Rufino reservou um dia da semana para atender em seu gabinete os moradores. “O prefeito não pode se esconder da população que o elegeu. É óbvio que a prefeitura não tem como resolver o problema de todos, mas estamos ao menos ouvindo a comunidade, suas demandas, mas também as sugestões para melhorarmos nosso município”, adiantou.
O atendimento ao público acontece toda quinta-feira. Na estréia, mais de 100 pessoas se pegaram ‘senha’ para falar com o prefeito.
Viagem à Brasília
“Estarei viajando para Brasília no próximo domingo (27), onde participarei de um congresso a nível nacional. Deverei passar em torno de cinco dias em Brasília, uma vez que estarei nos ministérios buscando recursos para Sena Madureira. Estou muito otimista”, detalhou.
Neste mês de janeiro, o novo prefeito de Sena Madureira recebeu a visita do governador do Acre, Tião Viana (PT), senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, ambos do PT. e da deputada estadual Marileide Serafim (PSD). “Sena Madureira precisa do apoio de todos. Temos uma parceria importante com o governador Tião Viana e com demais parlamentares. Com isso, quem ganha é a população. Nosso trabalho está apenas começando”, finalizou.
Assessoria