Prefeitos visitam lixão de Brasiléia e providenciam ações imediatas para minimizar impacto ambiental

“Parceria será constante entre as prefeituras, já que o objetivo é proteger e fiscalizar o
despejo de lixo sem autorização do Poder Público”, afirmou o prefeito Everaldo Gomes.

No segundo dia de trabalho no comando da Prefeitura de Brasiléia. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB), convidou o Prefeito do município de Epitaciolandia, André Hassem (PSDB) para visitar o local onde é depositado o Lixo das duas cidades. “Como vereador eu já sabia do descaso e sempre cobrei ações urgentes para conter este crime ambiental. Ao chegar aqui e se deparar com o lixo sendo jogado até nas margens da BR, fico indignado com o desrespeito que a admistração passada teve com a população do meu município”, desabafou Everaldo.

De acordo com os prefeitos existia um Termo de Ajuste de Conduta – TAC, entre as administrações passadas dos dois municípios que não foi comprido. O que acabou gerando um abandono pelos antigos gestores nos serviços necessários no local.

Ao chegar para vistoriar a situação do lixão os prefeitos puderam ver de perto o abandono e descaso com o Meio Ambiente. O lixo, era visto nas margens da BR 317, e como não havia qualquer tipo de proteção ao lixo acumulado, os abutres e as pragas de mosca  tomavam de conta da área.

“Vamos tomar providencias urgente para conter o estado que se encontra o deposito de Lixo de nossos municípios. O prefeito Everaldo pode contar com nosso apoio para ajudarmos a minimizar os impactos ambientais que o lixão vem provocando”, disse o prefeito de Epitaciolandia.

Segundo Everaldo é inaceitável ver o lixo hospitalar sendo jogado sem nenhuma proteção. “Todo esse lixo deve ser jogado em buracos e cobertos com barro. Mesmo assim, ele ainda vai está poluindo o Meio Ambiente, mas isso, seria o mínimo que o Poder Público deve fazer. Estudaremos imediatamente uma solução definitiva para o cuidado com o lixo, para não passarmos por essa situação”, esclareceu o prefeito.

O Secretário de Obras de Brasiléia, Clecio Gadelha, o Secretário de Obras de Epitaciolandia, Jeferson Fernandes e a Secretaria de Meio Ambiente, Adriana Hassem também de Epitaciolandia ficarão responsáveis em acompanhar os trabalhos que serão realizados no lixão.

As primeiras providências tomadas em conjunto pelos dois prefeitos é fechar toda a área do lixão, e construir uma guarita para fiscalizar a entrada e saída dos veículos que fazem o serviço de carregamento do lixo das duas cidades.

A ação imediata definida pelos prefeitos irá impedir que pessoas acabem jogando carcaças de animais e demais objetos nas margens e na área do lixão. Atendendo assim, as reivindicações do Ministério Público Estadual – MPE, além de órgãos ambientais.

Compartilhar
Sair da versão mobile