Jairo Carioca – da redação de ac24horas
O vereador Marcelo Jucá [PSB] perdeu definitivamente a paciência com o governador Sebastião Viana. Em entrevista ao ac24horas o vereador revelou que nos últimos apagões registrados no Acre, os técnicos da Eletronorte não conseguiram ligar o sistema termoelétrico. Ele lembrou o convênio assinado com a distribuidora Eletrobrás no Acre para aquisição de geradores que nunca funcionaram com suas finalidades.
“O dinheiro cai no caixa da empresa, mas os acreanos ficam sem a energia, os geradores nunca foram acionados. Na falta de energia que foi falta da Eletronorte e Eletrobrás de Rondônia eles tentaram acionar o sistema e não conseguiram”, comentou.
Jucá informou ainda que os diretores da Eletrobras dificilmente colocam os pés em Rio Branco. No interior onde a situação dos municípios é ainda pior, o vereador disse que os diretores nunca visitaram. A manutenção do programa Luz para Todos deixou de existir.
“A população do interior e até de ramais próximos de Rio Branco ficam dias sem energia porque não tem equipes suficientes de plantão, as poucas existentes tem que dar conta da capital, da zona rural e do interior”, denunciou.
Para Jucá a privatização não é o caminho, “vai causar prejuízos muito maiores”, acrescentou. Ele citou casos de privatizações nos estados do Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo onde os problemas se alastraram após a privatização.
“É preciso saber quais investimentos que a Eletrobras tem, bairros como o Caladinho, Sol Nascente, Amapá, precisam de energia legal e não tem, são obrigados a conviver com rabichos”, concluiu Jucá.
Em reunião com o ministro das Minas e Energia, em dezembro de 2010, a Eletrobras foi autorizada a utilizar o sistema termoelétrico sem precisar consultar o operador nacional para que a população não continuasse prejudicada.