Mais fácil nevar

Ninguém se entusiasme com vários candidatos à presidência da Aleac e uma disputa no voto entre vários nomes da base do governo. É mais fácil cair uma nevasca no Acre que isso vir a ocorrer. Haverá um candidato de consenso. E será quem tiver o aval do governador Tião Viana.

Igualmente certo

E igualmente certo é que o PT ficará com a primeira secretaria, mantendo o deputado Ney Amorim (PT). A presidência está fora de cogitação. No que é o correto, seria uma gula do PT.

Perdendo oportunidade

O PEN, a maior bancada da Aleac, está perdendo a chance de praticamente fechar a eleição, bastaria que os seus sete deputados estivessem unidos e levassem um nome ao governador.

Fica fraco

Caso o PEN não consiga o consenso em torno de um nome para a Aleac se enfraquece e perde a sua força para outros embates.  E nesse caso pouco valerá ter uma bancada majoritária.

Rachada no meio

Só que o PEN está rachado no meio, tem dois candidatos, o atual presidente, deputado Élson Santiago (PEN) e o deputado Helder Paiva (PEN), que já colocaram seus nomes no processo.

Relações tensas

As relações dentro da base do governo estão muito tensas e se não forem abrandadas o mais rápido possível podem se agravar. As discussões já saíram para o confronto mais pessoal.

Delírios verdes

O deputado Astério Moreira (PEN), ficou surpreso, com a acusação da dirigente do PV, Shirley Torres, de descumprir acordo com o partido. “Que acordo? Está delirando”, diz o deputado.

Sem compromisso

Astério diz que, quem tem que ajudar o PV não é ele, mas, quem tem mandato no partido.

Paz no glorioso

Não haverá disputa. O deputado Chagas Romão (PMDB) diz ter certeza que será candidato único à presidência do diretório municipal do PMDB, o Glorioso do Dr. Ulisses Guimarães.

Acabar de vez

Em Sena Madureira perdura a incerteza sobre quem será o prefeito. O TRE-AC poderia acabar com isso julgando essa semana o recurso do candidato vencedor e cassado Mano Rufino (PR).

Só falta isso

Só falta agora surgir em Senador Guiomard um eleitor denunciando o prefeito James Gomes de comprar o seu voto no dia da eleição, pagando um saco de amendoim no Bar do Japonês.

Tanto faz

Não tenho relação de amizade com esse rapaz, tanto faz ele Prefeito como o Zé das Couves, mas ganhou a eleição de forma limpa, usando dos mesmos meios dos demais candidatos.

De corar sade

Dessa Operação Delivery surgiu só o fio da meada , tem outros nomes revelados nos depoimentos, suas taras, e se divulgado, farão corar no túmulo o pervertido Marques de Sade.

Fora de questão

O deputado Pereira (PT) é altamente preparado para presidência da Aleac ou qualquer cargo público. Isso não se discute nesse caso. O PT está fora da disputa da presidência, e ponto final.

 Fala grossa

É pelo menos o que tem garantido aos aliados quem fala mais grosso dentro do PT. Essa voz grossa comentou ontem com jornalistas que, Pereira, no caso, não é o candidato do partido.

Uma pista

O presidente do PEN, deputado Astério Moreira, diz ser possível sim que o partido, com muita conversa, chegue a um nome de consenso, é não descartou ser o de Élson Santiago (PEN).

Mais dele

Mas ressalva que a escolha do deputado Élson Santiago (PEN) como candidato à reeleição do partido, depende muito mais de sua articulação com a bancada, que da sua posição pessoal.

Tião decide

O deputado Helder Paiva (PEN) tem posição clara sobre a eleição para a presidência da mesa diretora: “o candidato será quem tiver o apoio do Tião Viana, voto em quem ele escolher”.

Breque nos stalinistas

Não votei na Dilma para presidente. Mas, até aqui só merece elogios: brecou todas as tentativas do grupo stalinista do PT de criar mecanismos para censurar a ação da imprensa.

Uma correção

Pessoa muito próxima ao Tião Bocalon me ligou ontem para pedir uma correção em nota anterior: “Luis Carlos, o Bocalon é candidato a deputado estadual e não a deputado federal”.

Tudo em casa

Deu consenso na eleição para o diretório municipal do PMDB. O deputado Chagas Romão (PMDB) continua na presidência e como vice ficará a futura vereadora Eliane Sinhazique.

Nome na mesa

O vereador Raimundo Vaz (PRP) é candidato a presidente da Câmara Municipal de Rio Branco. Tem qualidade para sê-lo, mas a dificuldade está em seu partido pertencer à oposição.

Uma mudança

Uma mudança é certa até aqui na mesa diretora da Aleac: na vice-presidência, hoje ocupada pelo deputado Helder Paiva (PEN), não por deslizes, mas por estar já 12 anos no cargo.

Hora de recuar

O senador Sérgio Petecão (PSD), se tiver um pouco de parcimônia política não é candidato ao governo em 2014. Saiu da eleição municipal desgastado em duas frentes: gestar a desastrada candidatura à PMRB do afilhado Fernando Melo (PMDB) e ter seus três candidatos a prefeito derrotados e não eleger a irmão vereadora. Na política há a hora de avançar e hora de recuar.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

 

 

Compartilhar
Sair da versão mobile