Jairo Carioca – com informações da Agência Brasil
Um dia depois do governo admitir o aumento da gasolina, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a projeção de que não haverá reajuste no preço este ano.
O comitê também espera estabilidade no preço do botijão de gás, em 2012. A projeção para a queda no preço da tarifa de telefonia fixa ficou em 1,3% ante 1% de retração previsto em agosto. Para o preço da eletricidade, foi mantida a estimativa de alta de 1,4%.
A projeção para os preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2012 manteve-se em 3,6%. Para o próximo ano, a estimativa para os preços administrados foi reduzida para 2,4%, ante 4,5%. “Cabe destacar que, em grande parte, o recuo na projeção para 2013 se deve à redução estimada nas tarifas de energia elétrica”, diz o Copom, na ata da última reunião do colegiado, divulgada hoje (18).
Este ano, o governo adotou medidas para reduzir os custos da energia, o que deve ter efeito em 2013.
Em agosto, Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmava que via “nenhum outro instrumento que não seja o reajuste” do preço da gasolina para salvar a Petrobras, após o prejuízo de R$ 1,3 bilhão da petrolífera no segundo trimestre.