Em Rio Branco, mais de 226 mil eleitores estão aptos a votar nas eleições deste domingo

web

Sendo o maior colégio eleitoral do Estado do Acre, a cidade de Rio Branco tem 226.413 mil eleitores aptos a votarem neste domingo, 7. Em relação ao ultimo pleito realizado em 2010, onde se somava cerca de 217 mil eleitores na capital,houve um aumento de 4,2%.

De acordo com Tribunal Regional Eleitoral, existem 332 candidaturas registradas para as vagas de vereador e 6 para prefeito.

Atualmente, o petista Raimundo Angelim administra a cidade. Após 8 anos no comando de Rio Branco, o prefeito da Frente Popular tenta fazer seu sucessor, o engenheiro Marcus Alexandre, indicado pelos irmãos Jorge e Sebastião Viana na disputa.

Com governo e prefeitura na mão, o PT do Acre tenta brecar uma reação dos candidatos da oposição que disputam o pleito. Tião Bocalom (PSDB), Fernando Melo (PMDB), Antônia Lúcia (PSDC), Leôncio Castro (PMN) e Maria Peregrina do PSOL são os outros postulantes ao cargo mais cobiçado nestas eleições na capital.

Conheça os candidatos

Candidata: Antônia Lúcia (PSC)- 20
Vice: Hélio Gomes (PSC)
Coligação: Movimento Democrático Trabalhista e Cristão (
(PTB / PSC / PHS / PTC)

Antônia Lucileia Cruz Ramos Câmara tem 42 anos. Nasceu em Senador Guiomard em 17 de julho de 1970. É deputada federal, casada com o também deputado federal Silas Câmara (PSD-AM). Possui formação de nível superior.

Conhecida por está sempre envolvida em polêmicas, no decorrer do processo eleitoral, Antônia Lúcia e todos os demais candidatos de sua coligação tiveram o registro de candidatura impugnado a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) sob acusação de fraudar a ata de convenção do PRTB, que até então, fazia parte da coligação.  Em 30 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve sua candidatura à prefeitura de Rio Branco.

O pastor Hélio Gomes é o candidato a vice prefeito.

 

Candidato: Fernando Melo (PMDB)- 15
Vice: Luiz Calixto (PSL)
Coligação: Muda Rio Branco (PMDB/PSL/PSD)

Fernando Melo da Costa é formado em Economia e Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Nasceu em 20 de agosto de 1958 em Cruzeiro do Sul. É casado e tem 54 anos.

Durante treze anos foi funcionário de carreira do Banco do Brasil. Na gestão do então prefeito de Rio Branco Jorge Viana foi secretário de Administração. Ex- diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), também atuou como Secretário de Segurança Pública por três anos. Elegeu-se deputado estadual e federal pelo PT.

No ano passado, anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores onde militou por quinze anos. Em seguida, assinou filiação ao PMDB, partido que o lançou candidato a prefeito após divergências com o ex-deputado João Correia, com quem chegou a disputar as prévias do partido.

O vice da Coligação Muda Rio Branco é o ex-deputado estadual Luiz Calixto (PSL).

 

Candidato: Leôncio Castro (PMN)- 33
Vice-Valdete Souza (PMN)
Sem coligação

Nascido em Rio Branco no dia 11 de agosto de 1979, Leôncio Temoteo de Castro é empresário. Tem 33 anos e possui formação de nível médio.

Leôncio Castro está disputando a um cargo eletivo pela primeira vez. Durante toda a campanha se autointitulou como jovem na intenção de conquistar o voto da juventude, principalmente das pessoas que irão votar pela primeira vez este ano. No horário eleitoral gratuito, não poupou críticas ao atual prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim (PT) E aproveitou para criticar também os políticos tradicionais.

A advogada Valdete Souza é a candidata a vice-prefeita pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).

 

Candidato: Marcus Alexandre (PT) – 13
Vice: Márcio Batista (PC do B)
Coligação: Frente Popular de Rio Branco (
PRB / PT / PTN / PR / PSDC / PSB / PV / PPL / PC do B)

O engenheiro civil Marcus Alexandre Medici Aguiar é formado pela Faculdade de Engenharia Civil de Ilha Solteira. Tem 35 anos. É casado e nasceu na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Mudou-se para o Acre há 12 anos.

Foi Secretário Adjunto de Planejamento na gestão do então governador do Acre Jorge Viana (PT). Antes de ser homologado como candidato à prefeitura de Rio Branco, dirigiu o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). No início do ano, foi designado para coordenaar o Programa Ruas do Povo, a principal ação do governo de Sebastião Viana (PT).

O candidato a vice-prefeito é o ex-vereador Márcio Batista (PC do B).

 

Candidata: Professora Peregrina (PSOL) 50
Vice:  Adacildo Vigilante
Sem Coligação

Maria Peregrina Souza e Silva é natural de Sena Madureira. A professora tem 51 anos e é casada. Sem muito tempo de televisão, a candidata leva o seu partido, o PSOL, para a primeira disputa no Acre.

Durante o período eleitoral, Peregrina criticou indicadores sociais e educacionais e defendeu a participação popular com a realização de fóruns populares de decisão sobre o orçamento, políticas públicas, instrumentos normativos e de planejamento participativo.

O PSOL escolheu o vigilante Adacildo de Almeida Silva para ser o vice na chapa encabeçada por Peregrina.

 

Candidato: Tião Bocalom (PSDB) 45
Vice: Alysson Bestene (PP)
Coligação: Produzir para Empregar (
(PP / PDT / PPS / DEM / PRP / PSDB / PT do B)

Sebastião Bocalom Rodrigues nasceu na cidade de Bela Vista do Paraíso, no estado do Paraná, em 18 de maio de 1953. É professor, formado em Matemática na Faculdade de Filosofia C e Letras de Mandaguari e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama.

Filiado ao PSDB desde 1997, Tião Bocalom foi Secretário de Agricultura no primeiro mandato de Jorge Viana. No município de Acrelândia, foi prefeito por três vezes, exercendo o seu primeiro mandato de 1993 a 1996. Em 2000, outra vez voltou a se reeleger alcançando 59% dos votos válidos e quatro anos depois, em 2004, conseguiu novamente a reeleição. Antes de mudar para o Acre, Bocalom foi prefeito da cidade de Nova Olímpia (PR).

Em 2010, foi candidato a governador e obteve 165.705 votos, que representaram 49,18% votos válidos.

O candidato a vice-prefeito da Coligação Produzir para Empregar é o vereador Alysson Bestene (PP).

Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

Compartilhar
Sair da versão mobile