Jairo Carioca
Com informações da Unale
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos disse, em palestra na XVI Conferência Nacional da Unale na manhã desta quinta (31), em Natal, que as agências reguladoras estaduais têm que pressionar a agência nacional, Aneel, para que ela atue com mais rigor na fiscalização do padrão de energia elétrica das distribuidoras privadas. O encontro é presidido pelo deputado acreano, Luiz Tchê [PDT] e conta com a participação da bancada da Assembleia Legislativa do Acre.
Eduardo Campos analisou o tema Energia Renovável e citou exemplos desenvolvidos em seu Estado, como o Hospital Pelópidas Silveira, onde cerca de 15% de toda energia utilizada na unidade será obtida a partir da captação de energia solar e toda água quente utilizada também será aquecida pela luz do sol.
Campos enfatizou que é preciso uma ação conjunta dos Parlamentos Estaduais para capacitar as agências nos Estados. Para ele, as distribuidoras de energia do País têm lucrado muito e servido pouco ao consumidor.
Eduardo Campos, que esteve acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), acha que a agenda dos parlamentares deve ter também como meta a redução da tarifa de energia elétrica para casas e fábricas.
Após a realização da palestra, o deputado Major Rocha [PSDB] falou por telefone com a reportagem. Além de parabenizar a iniciativa de Eduardo Campos, o tucano disse que esse debate precisa ser regionalizado. Ele lembrou os problemas enfrentados pela população do Acre com relação à qualidade de energia, e disse “que a Comissão de Legislação Participativa precisa levar à frente, o debate sobre a qualidade de energia e o pagamento de impostos”, lembrou.
A mesma opinião manifestou os deputados Gilberto Diniz [PTdoB] e Antônia Sales [PMDB]. Eles lembraram o apagão sofrido pela população de Sena Madureira e cobraram agilidade na construção do segundo linhão. A deputada Antônia Sales disse que o Acre precisa investir mais em pesquisa para o setor.
Um dos maiores especialista brasileiro na área de energia, o ex-presidente da Petrobras e ex-ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, defendeu, nesta quinta-feira (31), durante palestra na XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos (CNLE), a necessidade de uma revisão sobre a exploração do petróleo como fonte principal da matriz energética brasileira.