Em decisão inédita, artistas se recusam a esperar dinheiro da Lei de Incentivo à Cultura

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Cansados de esperarem pelo dinheiro que foi garantido através de edital da Lei de Incentivo à Cultura, artistas do grupo A Firma Cia de Teatro tornaram público a sua desistência de apresentar o espetáculo “A Serpente”. O compromisso, segundo os artistas, foi firmado e divulgado na liberação dos recursos do edital de 2011.

– Salientamos que o atraso no repasse financeiro provocou danos irreparáveis ao nosso processo de trabalho, desgastando as relações pessoais e artísticas e quase impossibilitando nossa estréia no mês de junho, que só será possível a partir de nossa recusa a continuar esperando indefinidamente pelo cumprimento do prometido e divulgado por esta instituição – diz o conteúdo.

Ainda segundo os artistas, o atraso no repasse financeiro provocou danos irreparáveis ao trabalho do grupo, desgastando as relações pessoais e artísticas. Eles afirmam ainda, que a estréia do espetáculo, marcada para junho, “só será possível a partir de nossa recusa a continuar esperando indefinidamente pelo cumprimento do prometido e divulgado por esta instituição”, desabafam.

A medida radical, segundo os organizadores da peça é para não causar danos ao processo criativo e artístico.  “estamos recusando a “ajuda” e abrindo a possibilidade de que o dinheiro seja destinado a outro grupo ou entidade com maior paciência de esperar o cumprimento dos deveres sociais dos gestores da cultura de nosso estado”, finalizam em decisão inédita e irrevogável.

Compartilhar