Perpétua liga para presidente da Funai e instala mesa de negociação

Jairo Carioca,
da sede da Funai/Acre
jscarioca@globo.com

De forma prática, a deputada federal Perpétua Almeida ligou durante a manifestação dos índios no prédio da Funai na manhã de hoje (28), para a presidente da Funai em Brasilia, Marta Azevedo e solicitou aos representantes das etnias no Acre, a instalação de uma mesa de negociação. Segundo a deputada, ela foi informada pela presidente da Funai, que por conta da ida dos índios em Brasilia, um representante da Fundação Nacional de Saúde chegou nesta segunda-feira em Rio Branco.

– Temos que encaminhar as coisas de forma mais prática, junta o representante da Funasa, um da educação do Estado e mais os índios e vamos definir o que pode ser encaminhado – propôs a deputada.

Ainda de acordo o contato feito pela deputada com Marta Azevedo, um Grupo da Funai desembarca em junho no Acre para visitar as 26 áreas de terras reivindicadas para demarcação e demais reclamações das tribos.

Um outro pedido feito pelas tribos também foi resolvido pela parlamentar, a Funai indicou um funcionário chamado Ruan, para ser o interlocutor entre os índios do Acre e a instituição. Os grupos não aceitam diálogo com a atual presidente da Funai no Acre.

Hoje à tarde deve acontecer o primeiro encontro da Mesa de Negociações. A deputada também se comprometeu em ir até a Policia Federal pedir mais prazo para negociações e evitar conflitos violentos.

Compartilhar