Jairo Carioca,
da sede da Funai/Acre
jscarioca@globo.com
O secretário dos direitos humanos do governo do Acre, Nilson Mourão, vem mostrando desinformação com relação a situação dos indígenas desde a última quinta (24). Durante o encontro de Igualdade Racial, Mourão, segundo Lindomar Padilha, disse que não tinha conhecimento que os povos estavam no prédio da Funai. Durante o encontro de hoje, o secretário abriu seu diálogo afirmando que o prazo para saída era amanhã. Mourão foi corrigido pelas lideranças.
Mesmo assim, o secretário disse que vai buscar o diálogo com a Policia Federal para evitar violência na desocupação do prédio e com alguém da Funai capaz de garantir as principais reivindicações dos povos. “Vou pedir ao governador Tião Viana que der uma prensa junto aso representantes da Funai para exigir a demarcação das terras”, acrescentou Mourão.
Ainda de acordo o que ficou acordado, a secretaria dos Direitos Humanos vai providenciar cópias dos processos de desocupação das terras. Hoje à tarde, Mourão vai se reunir com uma comissão de índios para tratar estratégias sobre os membros de etnias que estão ameaçados de morte.