Crianças com asma terão direito a medicamento de graça

Três medicamentos usados no tratamento da asma passarão a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias populares para crianças com menos de seis anos. Segundo dados do Ministério da Saúide, em 2011 dos 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por asma, mais de 43% dos pacientes eram crianças de zero a seis anos.

Os medicamentos brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol estarão disponíveis a partir do dia 4 de junho.

Em seu programa de rádio, nesta segunda-feira (21), o prefeito Raimundo Angelim disse que o impacto será positivo já que a expectativa é o número de internações por asma diminua.

Atualmente esses remédios eram ofertados com desconto, mas agora o governo assumirá a contrapartida que era paga pelo cidadão. A inclusão dos medicamentos para asma no programa aconteceu porque, após a gratuidade da hipertensão e diabetes, foi percebido que a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.

Compartilhar