Os interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação em Cruzeiro do Sul deixaram de fazer prova escrita porque o sistema de avaliação passou a ser por meio de prova digital. A medida foi anunciada pelo Detran e visa facilitar a vida dos candidatos e dinamizar o trabalho do órgão.
Foram instalados quatro computadores e os candidatos fazem a prova diretamente na tela. Pelo sistema anterior, a prova escrita era feita uma vez por semana, atendendo cerca de 60 candidatos, que tinham que esperar vários dias para obter o resultado.
No sistema atual, a cada hora quatro candidatos se submetem à prova, com duração de 50 minutos, e logo em seguida já conhecem o resultado. Dessa forma, o Detran pode avaliar 32 candidatos por dia.
A partir da implantação do sistema, segundo o Detran, o índice de aprovação aumentou, alcançando 75%. Em Rio Branco, o sistema digital de provas já existe desde 2007. Na capital são 20 computadores à disposição dos candidatos, o que possibilita a expedição de 4.500 carteiras de motoristas por mês.
Da redação Ac24horas