Uma conversa interessante sobre política, governabilidade, PT e Florestas. Esse foi o teor da entrevista do senador Jorge Viana no Instituto Fernando Henrique Fernando Henrique Cardoso (iFHC), postada nesta sexta-feira, 13, no site www.observadorpolitico.org.br, que é uma plataforma de discussão política via internet do iFHC. O diálogo faz parte do projeto “Democracia Digital”, destinado a facilitar a participação das pessoas, especialmente jovens, nos debates sobre o futuro do país.
O site do instituto se caracteriza como uma rede social, aberta e colaborativa, de caráter apartidário, e já conta com mais de 7 mil internautas e quase 6 mil discussões sobre os temas da agenda nacional, com mais 49 mil comentários. De acordo com o iFHC, as métricas indicam que o Observador é o site de conteúdo político mais visitado na internet, acima do de qualquer parlamentar ou partido.
Segundo Jorge Viana, trata-se de uma conversa bem atual com discussão de temas importantes sobre política e meio ambiente no Brasi. “O movimento ambiental brasileiro está vivendo uma crise. Estamos às vésperas da Rio+ 20, onde iremos discutir temas diretamente relacionados à essa questão e a conversa no Instituto tratou um pouco disso”, disse Jorge Viana.
O senador acreano que tem defendido combate a pobreza através de uma política voltada para uma economia de baixo carbono e alta inclusão social, base do desenvolvimento sustentável, disse que o diálogo permanente sobre o tema é fundamental para construção desse novo modelo.
“Tenho dito que se quisermos encontrar um indicador que não seja só econômico, que tenha como bases os componentes social e ambiental, para subsitituir o PIB, precisamos trabalhar na perspectiva da de uma economia de baixo carbono e de alta inclusão social. Já imaginaram, se pudéssemos medir se uma economia é realmente voltada para o desenvolvimento sustentável?”, diz Jorge Viana.
Assista ao vídeo
: