A atualização do cadastro do Programa Bolsa Família deve ser feita a cada dois anos. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa. No Acre, segundo dados do governo, mais de 59 mil famílias dependem da transferência de recursos federais.
O prazo termina na próxima sexta-feira, mas com o feriado desta quarta, encurtam os dias disponíveis para regularização das famílias. As informações estão sendo enviadas pelos gestores através do Sistema de Gestão Integrada do Programa.
O MDS lembra que as famílias que não tiveram os dados atualizados nesse período recebem avisos nos extratos bancários de pagamento. Quem permanecer com informações cadastrais desatualizadas há mais de dois anos pode ter o benefício bloqueado e até cancelado. Até setembro, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 48% dos 1,3 milhão de beneficiários que precisavam renovar seus dados em 2011.
Além do Bolsa Família, a falta de revisão dos cadastros implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica. O programa atende a 13 milhões de famílias.
Jairo Carioca,
com informações da Agência Brasil