Auditoria de controle interno fiscaliza contas do Judiciário

Regulamentada no mês de maio deste ano, a Auditoria de Controle Interno (ACI) tem desenvolvido diversas atividades com vistas a contribuir para uma melhor administração do Poder Judiciário do Acre.  

Entre este mês de novembro e fevereiro de 2012, por exemplo, o órgão realiza a primeira auditoria de folha de pagamento de magistrados e servidores. Para executar a tarefa, a equipe do Controle Interno participou em outubro de um curso promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O setor também acompanha os contratos administrativos firmados pelo TJAC, com intervenção naqueles em que são detectadas possíveis divergências. Além disso, o Controle Interno atua na a comissão de levantamento patrimonial da instituição, com o objetivo de implantar das novas regras contábeis. 

Assessor responsável pela ACI, Rodrigo Roesler ressaltou que as demais diretorias, assessorias e setores do Tribunal devem colaborar com o órgão, sobretudo por meio do envio das informações solicitadas. 

Nesse sentido, a atuação da Auditoria não exime os titulares dos comandos hierarquizados do Judiciário da responsabilidade individual de controle no exercício de suas funções, conforme estabelece a Lei Complementar nº 101/2000.

O trabalho desenvolvido pela ACI tem como intuito assegurar a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, publicidade e transparência da gestão administrativa.
Com a regulamentação desse órgão, a Direção do Tribunal de Justiça Acreano visa assegurar a correta gestão administrativa, principalmente de recursos financeiros, por meio de um controle interno sistematizado, de forma centralizada em uma estrutura organizacional dotada de autonomia.

Fonte: TJAC
Compartilhar
Sair da versão mobile