Assim se faz

A diretora do DETRAN, Sawana Carvalho, foi sabatinada ontem pelos deputados, explanou sobre as suas ações, chamando atenção a educação no trânsito, muito transparente, e saiu da Aleac elogiada. Sawana é a única mulher do secretariado do governador Tião Viana a se destacar.

Fato esclarecido
Conseguiu convencer até o deputado Werles Rocha (PSDB) sobre a transparência da licitação para a escolha da empresa que vai gerir a nova sinalização eletrônica (radares) da cidade.

Agiu certo
O deputado Astério Moreira (PRP), autor da convocação, acertou ao procurar aclarar dúvidas.

Pilatos no credo
Já o diretor do RBtrans, Ricardo Torres, entre no debate como Pilatos no Credo. Usou o seu tempo para elogiar seu trabalho, elogiar o prefeito Angelim e a defender multas dos radares.

Lugar errado
E ainda em lugar errado, deveria fazê-lo na Câmara Municipal de Rio Branco.

Nada surpreendente
Pelo que se ouve de lideranças do PCdoB não será nada surpreendente caso o partido não se interesse pela indicação do nome para vice-prefeito na chapa da FPA.

Discurso coerente
Seria coerente com o discurso que alguns de seus dirigentes usam de rodízio na chapa da FPA.

Cético fora
A coluna esteve na linha de frente no combate a compra de votos na última campanha. Depois da enxurrada de absolvições no TRE-AC estou fora de qualquer campanha cívica em 2012.

Sem mérito
Não entro no mérito se os processos tinham ou não tinham provas, me atenho aos resultados dos julgamentos. Mas, a quase unanimidade das absolvições me deixou desmotivado.

Jogo de cena
O PP mantém o Apóstolo Ildson (PP) como pré-candidato à PMRB apenas como jogo de cena. É uma estratégia para mais na frente apontar o vice de Fernando Melo (PMDB).

Cratera lunar
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD) terá que dar um novo visual às ruas do município, hoje, comparáveis a uma imagem das crateras lunares, é buraco dentro de buraco.

Sem nome
O PCdoB está sem um bom nome para prefeito em Tarauacá: Chagas Batista está desgastado, e o deputado Moisés Diniz (PCdoB), dificilmente,  vai deixar a comodidade do seu mandato.

Dia da araruta
O prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT), foi o único que lutou de fato pelo asfaltamento da estrada que liga ao Bujari. Foi a araruta no dia de mingau, pois, ele é devagar, quase parando.

Lavada geral
Na última eleição a FPA levou uma lavada geral no município: perdeu Dilma, Tião Viana, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães. Por isso, não será surpresa se o Zé não se reeleger.

A que serve?
A que serve o Regimento Interno da Aleac? Não estava proibido a realização de sessões solenes nos dias destinados à sessões ordinárias? Pelo que ocorreu ontem se viu que não.

Fora da sessão
As Irmãs Servas de Maria Reparadoras merecem todo o respeito pelo trabalho realizado há décadas no Acre, mas, a homenagem de ontem poderia ter sido feita numa sexta-feira.

Muito cedo
É muito cedo, a opinião popular muda como as nuvens, mas, se a eleição para prefeito de Brasiléia fosse hoje, não seria nada fácil bater o vereador Everaldo (PMDB).

Relações aparentes
As boas relações entre PSDB e o senador Sérgio Petecão (PSD) são aparentes. Os tucanos lhe detonam direto por conta de ter colocado a candidatura de Fernando Melo (PMRB) no colo.

Meta principal
Mal sabem que a meta principal do Petecão é levar Melo ao segundo turno contra o PT.

PT rifado?
O presidente do PT, Leo Brito, deixa nas entrelinhas das conversas que há possibilidade do médico Roney Firmino (PSB) ser o único candidato da FPA em Plácido de Castro.

Muito forte
Caso o ex-prefeito Luiz Pereira consiga passe livre da justiça, aonde responde algumas ações, a oposição passaria a ter um nome muito forte como opção para prefeitura de Plácido de Castro.

Abre a vice
Se o prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), for inteligente, ele abre a chapa para o deputado federal Gladson Cameli (PP) indicar o vice. Na política só se avança com alianças.

Compensação no Juruá
Conversei esta semana com um cardeal da FPA e, este foi taxativo que não há nada resolvido no Juruá: o PT tem Marcelo Siqueira, o PCdoB o Zequinha e, o PV o Henrique Afonso.

Após a capital
Segundo ele, só após definir na Capital se partirá para definir Cruzeiro do Sul.

Papel importante
O presidente da Federação de Futebol, Antonio Aquino, e o senador Anibal Diniz (PT), estes nomes, foram decisivos para o Rio Branco Futebol Clube ficar na “Série C”.

Disputa feroz.
A lógica política aponta que o PT chega ao segundo turno na Capital, não importa quem disputará a PMRB. Tem as máquinas do governo e da prefeitura. A disputa feroz ficará mesmo por conta dos candidatos Fernando Melo (PMDB) e Tião Bocalon (PSDB) para definir qual o nome da oposição para enfrentar o PT. Hoje, sem dúvida, Bocalon seria disparado este nome.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar
Sair da versão mobile